NOSSA EQUIPE

Diretoria, Estagiários e Monitoria

AMANDA SACRAMENTO MAIA CRP 03/21258

Psicóloga pelo Centro Universitário Unime (UNIME). Especialista em Psicologia Hospitalar pela Universidade Ruy Barbosa (UNIRUY) e pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP. Pós Graduanda em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Formação Complementar em Tanatologia e em Psicanálise. Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar - SBPH e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Psicóloga Clínica do Núcleo Reconvexo. Professora de cursos de formação, graduação e pós graduação nas áreas de Psicologia Hospitalar, Cuidados Paliativos, Doenças Crônicas, Psicossomática e Tanatologia. Coordenadora da Pós Graduação em Psicologia Hospitalar do Catavento Instituto com a Faculdade Adventista da Bahia. Responsável por serviço de Psicologia Hospitalar em unidade de Nefrologia e Cirurgia Vascular em Salvador- BA. Diretora e Co-fundadora do Catavento Instituto.

TALIA RAMOS DE OLIVEIRA
CRP 03/24785

Psicóloga Hospitalar no Centro Estadual de Oncologia - CICAN/SESAB. Pós Graduanda em Psicologia Hospitalar e em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor. Formação complementar em Cuidados Paliativos (em curso). Secretária da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia - Núcleo Bahia (SBPO-BA). Professora de cursos de Formação na área de Psicologia Hospitalar, Cuidados Paliativos e Oncologia. Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH) e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Coordenadora da Pós Graduação em Psicologia Hospitalar do Catavento Instituto com a Faculdade Adventista da Bahia. Uma das idealizadoras e diretoras do Catavento Instituto.

ALAN SILVA

Estudante do 4° período de graduação em Psicologia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Participa como diretor-presidente da Liga Acadêmica de Saúde Mental da Universidade Salvador (UNIFACS), bem como integra a comissão científica da Liga Acadêmica de Saúde Pública (LISAUP) do Centro Universitário Celso Lisboa. Faz parte do grupo de pesquisa denominado Scientific Evidence (@scienti_evidence). Possui experiência no processo de organização direta de eventos científicos voltados à área da saúde, além de ter um envolvimento ativo em equipes de monitoria de congressos nacionais/internacionais, semanas científicas e jornadas acadêmicas. Atualmente compõe o programa de monitoria do Catavento Instituto e apresenta formação em andamento nos cursos de Aperfeiçoamento em Urgência e Emergência, Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar e  Psico-Nefrologia.

BRENDA BRANDÃO LIBERATO

Estudante do 9° período de Psicologia na Universidade do Grande Rio- Unigranrio; Foi monitora da Disciplina de Motivação e Emoção; Atuou como Voluntária no apoio à campanha de vacinação contra Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro;  Foi Estagiária de mediação escolar no colégio e curso Intellectus; Foi participante do grupo de estudos sobre o DSM e sobre Psicanalise; Fez estágio obrigatório em Psicologia e Processos Educacionais na Escola Modelar Cambaúba e em Processos Clínicos realizando salas de espera, supervisões em Psicanálise; Atualmente é estagiária de Psicologia na Escola Maple Bear, Monitora voluntária no Instituto Catavento; Cursa formações em Psico Oncologia, Psicologia Hospitalar e Psicologia Escolar.

MYKAELLA RICHARD

Estudante de Psicologia do 9° semestre no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador-Ba. Atualmente sou estagiária em psicologia hospitalar no Hospital Jorge Valente. Já fui diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde e Hospitalar da UNEB (LAPSAH) e atualmente sou monitora voluntária no Instituto Catavento.Tenho formação nas áreas de luto e suicido.

LUÍSA GABRIELA SÁ TELES

Estudante de Psicologia do 9° semestre no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador-Ba. Atualmente sou estagiária em psicologia hospitalar no Hospital Jorge Valente. Já fui diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde e Hospitalar da UNEB (LAPSAH) e atualmente sou monitora voluntária no Instituto Catavento.Tenho formação nas áreas de luto e suicido.

SAMIRE ROCHA AGUIAR

Estudante de Psicologia do 7º semestre na Universidade Federal do Ceará (UFC, campus Sobral). Atualmente, monitora do Instituto Catavento, integrante da Liga de Interprofissionalidade e Prática Colaborativa em Saúde. Possui experiência e publicações de capítulos de livros em congressos internacionais e nacionais na área da Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar e envolvimento ativo em monitoria dos referidos congressos. Possui formação em andamento em Psico-nefrologia, Avaliação psicológica no contexto hospitalar e Curso de Aperfeiçoamento em Urgência e Emergência.

GISLAINE DA CONCEIÇÃO GOMES ALCÂNTARA

Estudante do 7º período de Psicologia na Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Atualmente monitora do Instituto Catavento, diretora de extensão da Liga de Interprofissionalidade e Prática Colaborativa em Saúde (LIPRACS) e voluntária no projeto de extensão Primeiros Passos em Análise do Comportamento, vinculado ao Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE). Possui experiência em publicação de artigos em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Psicologia da Saúde e Hospitalar. Possui formação em andamento em Psico-nefrologia, Avaliação psicológica no contexto hospitalar e Curso de Aperfeiçoamento em Urgência e Emergência.

FELIPE SILVA

Estudante de Psicologia do 9° período no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), em Recife - PE. Estagiário curricular em psicologia clínica no centro de serviço social clínica-escola da UniFAFIRE. Atualmente desenvolvendo projeto de pesquisa em Psicologia Hospitalar voltado aos aspectos bioéticos na perspectiva fenomenológica-existencial. Monitor voluntário no Catavento Instituto. Formações em andamento: Psicologia em contextos de urgência e emergência; Psicologia Hospitalar e Psicologia nos Cuidados Paliativos. Tenho interesse em áreas específicas como Psicologia Hospitalar, Tanatologia e Intervenções em Lutos e Perdas.

BRUNA OLIVEIRA

Graduanda em Psicologia, atualmente no 9º período, na Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO - Afya. Pesquisadora da iniciação científica “Formação em Psicologia e Direitos Humanos: cartografando potências, afetos, intensidades e criando novos mundos possíveis" na Universidade do Grande Rio (2023). Realizou Estágio Obrigatório em Psicologia e Processos Clínicos na sala de espera da Policlínica da Universidade do Grande Rio (2023). Voluntária na modalidade à distância no programa #tmjUNICEF voltada para a saúde mental, participando de palestras e discussões acerca do tema e auxiliando como revisora dos textos publicados pelo programa (2022). Fez Estágio Obrigatório em Psicologia e Processos Educacionais no Instituto Educacional Elyon (2022). Atualmente Monitora Voluntária do Catavento Instituto.

BIANCA MELO

Estudante de Psicologia pela Universidade de Tecnologia e Ciências (UniFTC), em Salvador - BA. Atualmente no 9° semestre, faz parte da Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar do Centro Universitário UniRuy (LAPIH), participou da Imersão em Psicologia Hospitalar pelo Instituto Spazio Psi e faz parte da monitoria voluntária do Catavento Instituto. Formação em andamento nas áreas da Psicologia Hospitalar, Tanatologia e Urgência e Emergência. Possui grande interesse pelas áreas da Gerontologia, Urgência e Emergência e Cuidados Paliativos.

SARA CABRAL

Estudante de Psicologia pela Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU), em Recife- PE. Atualmente no 9° semestre, atuando como estagiária em uma escola acompanhando crianças com Transtorno do Espectro Autista e na Clínica-Escola da UNINASSAU, também faz parte da monitoria voluntária do Catavento Multidisciplinar. Formação m andamento nas áreas de Cuidados Paliativos Multidisciplinar, Psico-nefrologia, Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar e Urgência e Emergência. Possui grande interesse pela área da psicologia hospitalar, com enfoque principal para a temática do luto.

TELMO RODRIGUES

Estudante do 9° período de Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membro do grupo de pesquisa NEPAS- Núcleo de Estudos em Psicologia Ambiental e Saúde Mental e do GEPPS- Grupo de Estudos e Pesquisa: Psicanálise, Política e Subjetividades da UEMG. Monitor no Catavento instituto. Realizou estágio obrigatório em Psicologia Hospitalar. Atualmente produz pesquisa e extensão relacionado a Psicanálise implicada e sua interface com território, o SUS e  SUAS.

MYLLENA DAYLLAN

Graduanda do 8° semestre de Psicologia, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Extensionista no programa Universidade Aberta à Terceira Idade - UATI, membra do grupo de pesquisa NIPES (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Saúde) na UEFS e monitora voluntária no Catavento Instituto. Realizou estágio curricular no contexto escolar (2022), universitário (2023) e no Hospital Geral Clériston Andrade em Fsa (2023). Formação em andamento em Psicologia Hospitalar, Cuidados Paliativos, Psico-oncologia, Psico-nefrologia,  Avaliação Psicológica no contexto hospitalar e Urgência e Emergência.

CLARA XAVIER RODRIGUES

Estudante de psicologia do terceiro período pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema. Monitoria voluntária no Catavento instituto. Estudos em andamento em Avaliação Psicológica no contexto hospitalar e Psico-nefrologia.

MARCOS VINICIUS SANTOS DE ALMEIDA

Graduando do 8° semestre de Psicologia, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participante do programa de educação tutorial (PET): Conexões Encontros Sociais, é membro do programa pibic (2022-2023 e 2023-2024) desenvolvendo pesquisas na área da educação e teoria da complexidade, visualizando os aspectos da saúde mental. Monitor voluntário no Catavento instituto e possui formações em andamento em Psico-nefrologia, Avaliação Psicológica no contexto hospitalar e Urgência e Emergência.

HERIKA MORAIS

Graduanda do 9° período em Psicologia. Experiência de estágio extracurricular  em Hospital Geral e monitora do CataVento Instituto. Com formações, estudos e produções científicas na área da saúde, hospitalar e neurociência.

NICOLE STRAPASSON SPRADA

Graduanda do 7º período em Psicologia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como acompanhante terapêutica de uma criança com Transtorno do Espectro Autista e realizou pesquisa (PIBIC) intitulada “Os efeitos da privação do sono sobre processos comportamentais de extinção”. Atualmente, encontra-se vinculada ao Laboratório de Neuropsicologia da UFPR, atuando no Centro de Neuropediatria do Complexo do Hospital de Clinicas (CENEP), e ao projeto de extensão “Migração e Processos de Subjetivação: Psicologia, Psicanálise e Política na Rede de Atendimento aos Migrantes“. Atua como voluntária no Hospital Pequeno Príncipe e monitora voluntária no Catavento Instituto. Possui interesse nas áreas de saúde e hospitalar, com enfoque em temáticas acerca do Luto, Psico-Oncologia, Cuidados paliativos e Urgência e Emergência, em especial voltados ao público infantil e sob viés psicanalítico.

MARIA FERNANDA BASTOS ARAUJO

Graduanda do 9° semestre de Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Nobre de Feira de Santana - BA. Atuou dentro da rede de Educação Municipal como acompanhante terapêutica de uma criança com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Willians dentro da sala de aula, atualmente é estagiária no aparelho, também do Município, da Escuta Especializada que visa auxiliar crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência. É presidente da Liga Acadêmica em Estudos Sobre Morte e Luto da UNIFAN, para além participa da Liga Acadêmica de Direito das Mulheres e Liga Acadêmica de Psicologia Social. Monitora voluntária do Instituto Catavento e Catavento Multi, apresenta grande interesse pela área hospitalar e suas ramificações, além de estar realizando as formações de Cuidados Paliativos, Urgência e Emergência, Psiconefrologia e Avaliações Psicológicas em Contexto Hospitalar.

ALEXIA CRISTHINE SANTOS ARAÚJO

Estudante de Psicologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuou como pesquisadora com bolsa de Iniciação científica pelo CNPQ, fez parte da empresa Júnior de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (NovaMente), onde desempenhou as funções de diretora de Marketing e vice-presidente, é coordenadora de ensino da Liga Acadêmica de Psicologia Escolar e Educacional da UFMA. Já atuou como estagiária e como assistente de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Possui interesse na área de Psicologia Hospitalar, está realizando as formações em Urgência e Emergência, Avaliação Psicológica no contexto hospitalar e Psico-nefrologia, e atualmente é monitora do Instituto Catavento.

GABRIELA FERNANDA MACHADO

Graduanda do 9⁰ período de Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais ( UEMG). Além de monitora do Instituto Catavento é presidente da Liga de Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva. Tem interesse e formações em Cuidados Paliativos Oncológicos e Pediatria. Experiência em instituições de saúde e psicossocial.

YASMIN DE MELO SILVA

Graduanda do 10° período de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente, é diretora científica da Liga Acadêmica Transdisciplinar em Cuidados Paliativos - LATCP e membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia - LAGG/UFPI, além de participar dos laboratórios de Neurociência Cognitiva e Avaliação e Perícia Psicológica. Possui interesse nas áreas de Cuidados Paliativos e Gerontologia. É monitora do Catavento Instituto e está realizando as formações em Cuidados Paliativos, UTI, Psico-oncologia, Psicologia Hospitalar, Pediatria, Tanatalogia e Maternidade.

JANAINA GADELHA

Pedagoga e Psicopedagoga. Estudante de Psicologia no Centro Universitário UniAteneu. Ligante da LAPO (Liga Acadêmica de Psico-Oncologia). Formações na área de Psicopatologia e Intervenções em Saúde Mental, Psicologia Hospitalar e da Saúde e Psicologia em Cuidados Paliativos.

SOPHIA FARIA

 Estudante de Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Formações na área de Psicopatologia, Psicologia Hospitalar, Tanatologia e Psiconefrologia. Associada como estudante de graduação a Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas)

JOÃO VITOR

Estudante de psicologia pela faculdade Uniritter do Rio Grande do Sul. atualmente no 8º semestre do curso. Atuo desde 07/22 como estagiário de psicologia hospitalar e acompanhante terapêutico em um hospital 100% SUS em Porto Alegre/RS. Ex-presidente da LINOVA (Liga de inovação em saúde). Formações rápidas em psico-oncologia e TCC no hospital.

LEILA BEATRIZ DE MATOS CASTRO

Estudante de Psicologia do 7º período, na Universidade Salvador (UNIFACS), co-fundadora e vice-presidente da Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar (LAPH), monitora do Catavento Instituto, participou como extensionista da Liga Interdisciplinar de Saúde da Mulher (LISM), do Ambulatório Multidisciplinar de Atenção à Saúde (AMU) e dos projetos de Psicologia Hospitalar e Psicofarmacologia. Ex-integrante do Instituto Mural das Letras e do Diretório Acadêmico de Psicologia da Unifacs (DAPSI). Atualmente realiza capacitações, cursos e formações para as atuações em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Psico-Nefrologia, Urgência e Emergência, UTI, Psico-Oncologia, Saúde da Mulher e SUS. Participou da comissão da Semana de Psicologia Unifacs (SPU) e foi palestrante e mediadora da SPU abordando sobre Saúde Mental na Era Digital: Setembro Amarelo e os caminhos para manejo e prevenção do suicídio.

ROSECLÉVIA RODRIGUES SOUSA

Acadêmica do 5° período do Curso de Bacharelado em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Monitora voluntária do Catavento Instituto. Ligante da LIGA DE INTERPROFISSIONALIDADE E PRÁTICAS COLABORATIVAS EM SAÚDE(LIPRACS) diretora de pesquisa e marketing, extensionista da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento (LANeCom) possui submissões em congressos científicos da saúde, monitora do DELTA SAÚDE 2024 e monitora da semana de psicologia 2023 da UFC.  Realizou cursos e capacitações na área da saúde especificamente psicologia hospitalar setor pediatria e participou de simpósios de psicologia hospitalar.

LAÍS DE OLIVEIRA SILVA

Graduanda do oitavo semestre do Curso de Bacharelado em Psicologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Monitora voluntária do Catavento Instituto. Extensionista bolsista no Programa de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) (RE CONSEPE 13/1992) da UEFS. Membro associada a Liga Acadêmica Marian Dimond da Universidade Federal do Paraná (LAMD-UFPR) e a Liga Acadêmica de Saúde Pública (LASP - UNIFACS). Colaboradora voluntária do projeto de pesquisa intitulado “Saúde Mental e Qualidade de Vida de Pessoas Hospitalizadas e de seus Familiares”, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Saúde (NIPES) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em parceria com o Hospital Geral Clériston Andrade, sob financiamento da PPPG/UEFS Edital 001/2021.

STELLA GRAFF CELLA

Graduanda do sétimo período de Psicologia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como estagiária em clínica de neuropsicologia e fez parte do projeto de extensão do “Centro de Atenção à Precocidade e Altas Habilidades/Superdotação” (CAPAHS) presente no Grupo de Avaliação e Intervenção em Altas Habilidades/Superdotação (GAIAHS) e das rodas de conversa promovidas ao público externo da universidade sobre Altas Habilidades/Superdotação (ROCAHS), vinculados ao Laboratório de Neuropsicologia. Atualmente, é participante da iniciação científica na temática de “Avaliação clínica, cognitiva e de biomarcadores na esquizofrenia”, estagiária em psicologia escolar e monitora voluntária do CataVento Instituto. Realiza capacitações e formações na área da Psicologia Breve e Psicologia Hospitalar, dentro das temáticas de Urgência e Emergência, Cuidados Paliativos, Psicologia Perinatal e Psiconefrologia.

FABIANA DE SOUSA ASSIS

Acadêmica em Psicologia 9° período na Faculdade Multivix, bolsista pelo Prouni. Estagiária no SUAS atuando com a Primeira Infância. Formada em Psicoterapia do Luto e Luto e Atenção Multiprofissional pelo Guarda Chuva no qual atuei como monitora nos períodos de 2020 a 2022.Monitora do Catavento Instituto e do Finitude em Pauta. Aluna das formações de Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar, Psico-Nefrologia, Cuidados Paliativos e Psicologia Hospitalar. Aluna dos aperfeiçoamentos em Urgência e Emergência, Psicologia Aplicada à Finitude Humana e Finitude no Contexto dos Cuidados Paliativos.

JARIMARA PIRES

Acadêmica do 9º Semestre de Psicologia na Faculdade Unime Anhanguera. Formação em Psicanálise pelo Núcleo Reconvexo. Estagiária do Núcleo Reconvexo. Estagiária em Psicologia Hospitalar no Hospital Naval de Salvador.  Possuo  interesse em áreas específicas como Psicologia Clínica  com Crianças, Adolescentes e Adultos e  na Psicologia Hospitalar . Monitora na Clínica Escola de Psicologia da Faculdade Unime Anhanguera. Monitora das Disciplinas de Psicopatologia e na Extensão de PsicoParentalidade. Aluna das formações de Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar, Psico-Nefrologia, Cuidados Paliativos e Psicologia Hospitalar.